sábado, 21 de março de 2009

O uso de estimulantes

Precisamos compreemder que o café, o chá- mate, o chimarrão, o tereré e, especialmente, o guaraná em pó, contém cafeína, que prejudica grandemente o organismo.

Café

Infusão feita das sementes do cafeeiro, o café é a bebida, que contém cafeína, mais consumida no mundo. O cafeeiro é originário da Etiópia, tendo chegado à Arábia no século XIII e à Turquia no século XVI. Mas é somente com sua chegada à Itália, no princípio do século XVII, que se dá sua grande expansão, pois começaram a surgir, desde então, casas de café por toda Europa, servindo de local de encontro e discussões sérias. Na segunda metade do século XVII, o café chegou à América. Antes de ser consumido da maneira que conhecemos, o café, há cerca de 700 anos, foi uma comida, depois vinho e também remédio. No século XVII, em vários condados da Alemanha e na Rússia Czarista, os consumidores de café eram condenados à morte. Tendo se popularizado com sua chegada à Europa, foram os Estados Unidos, após sua independência (informe-se sobre a revolta do chá nos EUA), que se tornaram o principal consumidor mundial, respondendo hoje pelo consumo de cerca de 1/3 (um terço) do café cultivado no mundo. O Brasil entra, por sua vez, na estatística do café com o primeiro lugar entre os produtores, vindo acompanhado da Colômbia, detentora do segundo. É também cultivado em Java, Sumatra, Índia, Arábia, África Equatorial, Hawaí, México, Antilhas, América Central e outros países da América do Sul.

Chá ou chá preto

A primeira referência ao chá na literatura chinesa data de 350 d.C.. De origem chinesa, a lenda remete sua descoberta ao imperador Chen Nung, no ano 2737 a.C.. Tendo se difundido no Japão e outros países orientais, chegou à Europa por volta de 1600, através de mercadores vindos do Oriente. No século XVII, o chá consolidou-se como a bebida nacional da Grã-Bretanha. Na segunda metade desse mesmo século, chegou às colônias americanas. Em 1767, o governo britânico passou a cobrar uma taxa pelo chá ali consumido. Esta taxa foi um dos temas explorados pela resistência anticolonialista na guerra de independência dos Estados Unidos. Atualmente, o principal consumidor mundial é a Grã-Bretanha, vindo logo em seguida os Estados Unidos. Na produção, o primeiro lugar é da Índia, com a China em segundo. O chá também é produzido no Japão, Sri Lanka, Indonésia, Turquia, Bangladesh, Irã, Taiwan, vários países da África e América do Sul, inclusive Brasil.

Erva mate

Nativa da América do Sul, contém relativamente, uma grande quantidade de cafeína. É consumida principalmente como chá ou chá mate, ou chimarrão, bebida popular dos pampas, ou tererê este aqui popular no Paraguai. A cultura da erva mate é uma grande indústria no sul do Brasil, no Uruguai e Argentina, sendo deles exportada em grande quantidade para toda a América do Sul.

Guaraná

Fruto do guaranazeiro, arbusto trepador originário do estado do Amazonas, seu cultivo foi iniciado pelos índios Maues. Esses objetivavam com o seu consumo realizar trabalhos físicos mais cansativos. O consumo era feito através de dissolução do pó do guaraná em água. O homem branco teve o primeiro contato com o guaraná por volta do século XVI. É comum encontrarmos hoje refrigerantes com nome guaraná, mas esses são normalmente feitos com sabor artificial. Outra forma comum de consumo, que se assemelha à dos índios Maues, vincula o guaraná à idéia de um produto natural, sendo um produto, nesse caso, pouco popular. Os estudos demonstram que grande parte das propriedades tóxicas das xantinas, envolvem ações em processos secretores e hormonais do organismo. E se há alteração hormonal, há prejuízo e complicações em todo o organismo.

Cafeína

A cafeína é um veneno insuspeitado, porque desde criança se utiliza alguma bebida que a contenha, de forma rotineira. O efeito estimulante da cafeína faz com que um motorista prossiga dirigindo, mesmo diante de um grande cansaço, altas horas da noite, com um simples café e/ou coca-cola. Seu efeito é artificial, e é seguido de alterações mentais e intelectuais, que diminuirão a capacidade de memória e concentração; e emocionais- que levarão a um estado de ansiedade e depressão, causando descontrole do apetite, diminuição do gasto energético, e posterior aumento de peso. A cafeína exerce um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns outros neurotransmissores e hormônios, como a adrenalina. No Sistema Nervoso Central, mais precisamente no Sistema Nervoso Autônomo, o sistema de neurotransmissão, baseado no neurotransmissor adenosina, age como redutor da freqüência cardíaca, da pressão sanguínea e da temperatura corporal. Por isso, dá-nos uma sensação de revigoramento, diminuição do sono e da fadiga.

Alguns Efeitos:

• Predisposição ao diabetes
• Dor de cabeça
• Irritabilidade
• Inchaço de pés e mãos
• Úlcera péptica
• Gastrite
• Palpitação
• Aumento da pressão arterial
• Depressão
• Insônia
• Memória fraca
• Ansiedade
• Tremores
• Hiperatividade em crianças

E mais: problemas na digestão das proteínas e na absorção do cálcio, acelerando a osteoporose; mutações, que levam a malformações fetais, mutações que podem levar ao câncer, distúrbios na formação do HDL (o bom colesterol), e muitos outros. Decida pela diminuição gradativa até deixar completamente o uso do café e de outros produtos ricos em cafeína. Os efeitos se prolongarão pelo menos durante três semanas, enquanto as glândulas supra-renais conseguem se recuperar das exigências impostas pela cafeína. Após esse período, você vai experimentar uma diminuição da fadiga crônica, ansiedade ou estado depressivo, melhora da capacidade mental e provavelmente um sono mais tranqüilo.

O Apóstolo Paulo nos diz:

“Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10:31

“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele nos comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.” I Coríntios 6:19, 20.

Se nós pretendemos habitar com Cristo no lar que Ele nos preparou; devemos fazer a Sua vontade.

“Não é toda pessoa que me chama de ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.” Mateus 7:21

Qual a tua decisão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário